Cabeamento estruturado: Conheça os principais benefícios

O cabeamento estruturado, através da norma internacional TIA-568D e da norma nacional NBR14565, define os padrões de cabos, conectores e meios de instalação para redes de computadores. Toda empresa, seja ela pequena, média ou grande, precisa dessa organização para permitir que todas as conexões, sejam feitas da melhor forma possível e de forma padronizada.  A infraestrutura de rede é de extrema importância pois a empresa depende diretamente do bom funcionamento das aplicações para conseguirem operar suas atividades diárias como, envio de e-mails, sistemas e aplicações corporativas, compartilhamento de arquivos, telefonia IP e sistemas de CFTV-IP. Além desta padronização garantir o bom funcionamento, os projetos de expansão devem ser realizados nos mesmos moldes, garantindo assim o crescimento normatizado do cabeamento de maneira simples, fácil e econômica. 

Mas além da organização dos cabos, por que devo investir em cabeamento estruturado?

Um dos benefícios é que a rede da sua empresa, tem menor probabilidade de ocorrer falhas, interferências, oscilações ou interrupções. Outra razão para usar o sistema de cabeamento estruturado, é que a durabilidade é bem maior do que o cabeamento comum. Em parceria com a Furukawa é possível oferecer uma garantia de até 25 anos do cabeamento instalado. Por isso, mesmo que o investimento da reestruturação de cabeamento seja um pouco maior, a longo prazo, você acabará economizando cerca de 30% em relação ao investimento com cabeamento comum, já que vai precisar trocá-lo com maior frequência e o índice de incidentes é maior. Além disso, a instalação de cabeamento estruturado, tem como vantagem a capacidade de fornecer conectividade para todos os sistemas de dados, voz e vídeo da sua rede. Uma estrutura unificada, diminui a necessidade de atualizações e manutenção, economizando tempo e o dinheiro da sua empresa. Uma vez que você possui esta padronização na estrutura, você sempre precisará contar com um parceiro especializado para manter o cabeamento do seu data center dentro das normas, pois o padrão implementado inicialmente deve ser seguido em todos os projetos de re-layout e de expansão.

Com a expansão das redes wireless, é viável a utilização de cabos?

Nos dias atuais, é muito comum nos depararmos com telefones sem fio e computadores conectados a rede Wi-Fi. Mas com o sistema de cabeamento estruturado, bem instalado e configurado, as vantagens são maiores. O cabo permite a utilização de soluções de telefonia e vídeo-chamadas com qualidade e sem interferências, velocidade garantida em computadores que necessitam de utilizar aplicações críticas e que não podem sofrer com oscilações, perdas de pacote e falhas de infraestrutura.

Ainda tem dúvidas se investir ou não em cabeamento estruturado? Fale com um dos nossos consultores!

Fonte: RJ Network