Você está preparado para um ataque cibernético?

Essas ações praticadas por hackers, consistem na disseminação de vírus (arquivos maliciosos) que infectam, danificam e roubam informações de computadores e demais bancos de dados online. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela Dell Technologies em parceria com a Intel, a transformação digital está longe de ser uma realidade no Brasil e a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte, ainda tem investindo com cautela e muito lentamente neste setor. Boas práticas e medidas de segurança, são essenciais para se evitar a dor de cabeça com os ataques cibernéticos.

Mas quais medidas são fundamentais para proteger sua empresa dos cibercrimes?
O Gerente de Soluções e Tecnologia da RJ Network, Vagner Silva, dá 5 dicas de como se proteger dos hackers:

1 – Mantenha os seus sistemas operacionais atualizados:

Os ataques cibernéticos visam encontrar “brechas” nos sistemas operacionais, que são corrigidas através de atualizações periódicas do próprio sistema. Porém, no caso da não atualização, o sistema ficará vulnerável para possíveis ataques cibernéticos.
O ideal é manter um monitoramento e acompanhar os processos de atualizações, evitando assim que criminosos usem estas “brechas”, para invadir ou sequestrar os dados da empresa.

2 – Políticas de segurança:

É muito importante ter estabelecida uma política de segurança. Devemos sempre obter senhas em dispositivos móveis, desktops e notebooks. Um item perdido ou roubado, pode nos deixar vulnerável. Porém, se utilizarmos as pastas seguras e senhas de acesso ao dispositivo, as chances de invasão ficam bem restritas.

3 – Adotar padrões de senhas diferentes:

A política de senha adotada, deve ter um certo grau de dificuldade. O correto é não adotar o mesmo padrão ou a mesma senha para todos os acessos disponíveis. Os especialistas em segurança recomendam a utilização de senhas complexas, longas e que combinem letras, números e símbolos, sem nenhuma referência com a empresa.
A senha é a porta de entrada de qualquer sistema de segurança. Utilizar sempre a mesma, pode abrir diversas brechas para hackers que tenham conseguido invadir um único sistema.

4 – Tenha um sistema de proteção de dados:

Implemente controles de segurança. Para impedir os ataques que visam entrar na sua rede, é preciso ter um Firewall de proteção. Este equipamento fará com que, toda a tentativa de acesso a sua rede seja monitorada e auditada. O que não for legítimo e trouxer malefícios, será descartado.
Para a proteção interna da rede, é necessário o uso de um bom antivírus. Onde a análise é feita com base em comportamento e assinatura, obtendo assim, uma inteligência artificial do que é prejudicial ao ambiente de rede, eliminando-o de forma automática.

5 – Tenha um bom Backup.

Faça backup dos sistemas críticos e de todos os arquivos importantes. Um dos fatores mais relevantes nos casos de ataques cibernéticos, é pensar na continuidade dos negócios. Esses ataques podem ocorrer mesmo tendo os sistemas de segurança e profissionais capacitados. 
Seja por uma possível falha humana ou indisponibilidade das plataformas de segurança, neste momento a única solução é recorrer a cópia dos dados armazenados.
Vale ressaltar que, esta cópia deve estar preferencialmente fora da rede ou off-line, visto que se seu ambiente foi comprometido, é provável que o backup local também esteja. Neste caso tendo-o fora da rede ou off-line, você poderá restaurar e retomar as operações o quanto antes.

E você, tem protegido o seu negócio?

Para informações sobre como proteger a sua empresa dos ataques cibernéticos, entrem em contato com nossos consultores.

www.rjnetwork.com.br ou (17) 3211-4211

Fonte: RJ Network

Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.